top of page

A importância do yoga nas empresas!

"A prática do Yoga, promove qualidade de vida de uma forma muito mais eficaz, tanto no aspecto físico como comportamental.


A duração da prática pode ir dos 15 minutos até 1 hora , e pode ser usado nos diversos ambientes da empresa sem precisar de uma infraestrutura específica para isso.


porque seria importante para as empresas adoptar o Yoga para os seus colaboradores?


Porque no Yoga, além dos exercícios físicos (muito parecidos com a ginástica laboral), trabalha-se de forma mais integral com técnicas como:


-Asanas (técnicas corporais),

-Pranayamas (técnicas respiratórias)


Estas técnicas são importantes para a boa relação de funcionário-empresa, e seu desenvolvimento profissional.


Para combater o stress o foco do Yoga, como muitos pensam, não é promover o relaxamento, mas um aumento na sua energia! Com mais energia ,o colaborador realiza as suas tarefas de forma melhor e com mais atenção. E se tiver um aumento muito grande no seu nível de tensão, a consciência corporal e respiratória irá ajudar no seu autocontrole.


O Yoga trabalha a consciência do indivíduo, criando um processo de auto-observação e valorização da saúde, o que acaba se estendendo para os momentos fora da empresa procurando cultivar hábitos saudáveis, se alimentando melhor, dormindo melhor, fazendo escolhas melhores e contribuindo para a diminuição do absentismo.


Atenção também é saúde!


A atenção é, basicamente, o que canaliza as forças físicas, mentais e emocionais para uma direcção. Colocamos a nossa atenção no que achamos importante. Dentro da empresa, um colaborador mais atento é um colaborador mais produtivo.


O controle da atenção é a base de trabalho do Yoga. Isso significa que se um colaborador está atento, está presente de corpo e alma naquilo que está a fazer. A solução é o foco, não o problema. O compromisso não é apenas com o resultado, pois eles são importantes, mas com a excelência nas acções!


aplicações para a prática de Yoga nas empresas:

No inicio do expediente quando os funcionários chegam à empresa, após o almoço, em actividades como reuniões e eventos, também são óptimas oportunidades para aplicar o Yoga Laboral."



"Cada expiração lenta é um degrau para dentro de si mesmo"





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page